Partilhas...
O Internet é de facto um mundo onde a sabedoria e o conhecimento se propagam de uma maneira impressionante.
A partilha do conhecimento é uma dever, mais, uma obrigação.
Por isso, e porque o e-mail que recebi está no espírito deste espaço, não posso deixar de o partilhar integralmente convosco, caros amigos.
A ter em conta...
“Caros amigos,As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação. Aqui está um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores têm de adoptar, a bem dos tempos modernos.Avaliação de um exercício nos tempos que correm... (Orientado para professores que têm de mudar... e cumprir políticas da Sr.ª Ministra... )
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ? A .
EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B .. ANÁLISE: A grafia do número seis está absolutamente correcta;O mesmo se pode concluir quanto ao número sete;O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito -
corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido
como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos...a sua intenção era, portanto, boa.
C . AVALIAÇÃO: Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que: A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um... ..."EXCELENTE"... ...e afirmar que o aluno... ... "PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!"
(Imagem retirada de lugarencantado.blogs.sapo)
O Internet é de facto um mundo onde a sabedoria e o conhecimento se propagam de uma maneira impressionante.
A partilha do conhecimento é uma dever, mais, uma obrigação.
Por isso, e porque o e-mail que recebi está no espírito deste espaço, não posso deixar de o partilhar integralmente convosco, caros amigos.
A ter em conta...
“Caros amigos,As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação. Aqui está um exemplo da NOVA ATITUDE que os professores têm de adoptar, a bem dos tempos modernos.Avaliação de um exercício nos tempos que correm... (Orientado para professores que têm de mudar... e cumprir políticas da Sr.ª Ministra... )
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ? A .
EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B .. ANÁLISE: A grafia do número seis está absolutamente correcta;O mesmo se pode concluir quanto ao número sete;O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito -
corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido
como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos...a sua intenção era, portanto, boa.
C . AVALIAÇÃO: Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que: A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um... ..."EXCELENTE"... ...e afirmar que o aluno... ... "PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!"
(Imagem retirada de lugarencantado.blogs.sapo)
6 Comentários:
Ant PARA PROFESSOR JÁ!!!!!
lolololollo
O nosso sistema educativo está mau, a ministra em alguns pontos não tem ajudado muito, só mesmo uma visão inovadora da análise do erro, para a classe docente não ficar doente com o panorama geral.
:)
...e já agora, o aluno que respondesse 13 teria só um satisfaz bastante, pois a ausência da mais-valia simetria, seria lhe considerada a resposta incompleta.
Estou curioso nos coms. da classe docente.
Abr amigo
Isso é que é o que se chama mostrar "abertura de espírito"... :))
Beijos
Seguindo, então, as orientações da Senhora Ministra, manifesto-me:
A...A?! Ah! É o exercício. [Que disparate o meu!]
B...ANÁLISE: Mesmo quanto ou como, portanto é assim.
C...AVALIAÇÃO: Do conjunto de considerações, na verdade, sempre coexistem.
NOTA FINAL: o texto acima poderia ser também uma proposta de análise de um exercício. Quer este que sugiro, quer o que consta do post são, em síntese, o mesmo: vazio de qualquer princípio pedagógico e com total ausência de critérios de avaliação.
"Brinquemos", então, se é isso que se pretende. Até porque as férias estão quase aí.
Vou atribuir te um Excelente amigo!
Já ando farta!
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